Área Industrial

 

Com vista a responder as exigências ambientais e do mercado, a Cimangola investe na mais alta tecnologia de fabricação de cimento, para tal apostamos a mais de 60 anos num corpo técnico capaz de garantir a eficácia e eficiência do processo produtivo.
Cimangola dispõe de duas unidades fabris, cada uma responsável por uma etapa importante do processo produtivo.
Na unidade Cacuaco (em operação desde 1957) é feita a produção, ensacamento e expedição de cimento e conta com uma capacidade instalada de 6 000 Tpd.
Na unidade de Sequele (em operação desde 2017) realiza a produção de 5 000 tpd de clinquer.

PROCESSO PRODUTIVO

Tendo como objetivo uma maior optimização do processo de produção de cimento, a Cimangola investe em tecnologia de ultima geração garantindo assim a eficácia e total sustentabilidade ambiental do processo. Por isso o processo foi desenhado de modo a fazer um reaproveitamento energético eficiente.

FASES DO PROCESSO PRODUTIVO

        • Fornecimento de Matéria-prima
        • Moagem e Homogeneização de Cru
        • Clinquerização
        • Moagem, ensacamento e expedição de cimento

FORNECIMENTO DE MATÉRIA PRIMA

A matéria-prima proveniente da mina que tem uma vida útil estimada em mais de 70 anos, é processada por um britador de martelos para calcário e um britador de rolos para argila garantindo uma granulometria máxima de 75 mm e propriedades químicas de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas.

O material britado é pré-homogeneizado e armazenado em um parque (de pré-homogeneização) com uma capacidade de 38 000 T.

Todas as matérias primas utilizadas no processo são de origem local.


MOAGEM E HOMOGEINIZAÇÃO DE CRU

O material britado é em seguida doseado e moído por um moinho vertical (Loesche) de 4 rolos com uma capacidade instalada de 400 Tph garantindo assim as propriedades físicas e químicas exigidas para a fabricação do clinquer.
A farinha é armazenada e homogeneizada em um silo com uma capacidade de 17.000 T.


CLINQUERIZAÇÃO

A farinha homogeneizada é calcinada a 95% em uma torre de pré-calcinação de cinco estágios duplos em aproximadamente 30 segundos.

O forno de 74 m, tem uma capacidade instalada de 5 000 toneladas por dia e garante a cozedura da farinha a uma temperatura que atinge 1450ºC resultando em clinquer que é arrefecido a uma temperatura de 120ºC num arrefecedor de última geração.

O clinquer produzido é armazenado num silo com uma capacidade de 50 000 toneladas antes de ser transportado para a unidade Cacuaco para o fabrico de cimento.


Moagem, ensacamento e expedição de cimento

O processo de moagem de cimento obedece aos mais elevados padrões de qualidade internacionais, para tal a Cimangola conta com dois moinhos horizontais de bolas com uma capacidade instalada total de 6 000 Tpd.

O cimento produzido é armazenado em silos, com uma capacidade total de 35 000 T.

Cimangola dispõe de uma vasta gama de embalagens para a comercialização do cimento.


CONTROLO DE QUALIDADE E MINA

A Cimangola produz em conformidade com a norma europeia (EN 197-1).

A qualidade é garantida por pessoal qualificado com um laboratório adequado conforme a norma europeia (EN 196).

Nas unidades fabris da Cimangola o controlo da qualidade é assegurado com tecnologias de alta geração, entre as quais um analisador de raios gama online, aparelhos de Raio – X por fluorescência (XRF) e difracção (XRD).