Responsabilidade Social

A Cimangola e a Responsabilidade Social – Visão e Actividades

A Cimangola, como empresa Angolana com mais de 60 anos de história no Pais, posiciona-se no mercado onde se insere, com responsabilidade e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da economia, o bem-estar dos seus trabalhadores e, dentro do seu core business, procura apoiar projectos comunitários de valor para a sociedade.

O modelo de responsabilidade social na empresa foca-se em duas vertentes essenciais, os trabalhadores, as comunidades circundantes e também o apoio a projectos mais alargados no território Angolano.

A Cimangola cria emprego directa e indirectamente para mais de 1.000 pessoas.

Somos um parceiro de relevo para os nossos fornecedores, clientes e instituições públicas, privadas e financeiras, envolvendo centenas de empresas com as quais temos actividade económica.

Estamos apostados no reforço das exportações, contribuído para o equilíbrio das balanças comerciais do país e entrada de divisas.

Estamos a trabalhar em projectos industriais que vão permitir diminuir os custos com a importação de combustíveis, uma melhor optimização dos recursos e oferta de novos produtos no mercado.

Assim, com o desenvolvimento da nossa actividade, projectos que desenvolvemos, investimento no capital humano e participação na comunidade, construímos valor acrescentado para a economia e para a sociedade. Esta é a Responsabilidade Social primordial da Cimangola.

Na vertente interna do posicionamento da empresa, vemos os nossos colaboradores como o valor principal e o alicerce fundamental da empresa.

Desenvolvemos um modelo remunerativo muito competitivo, que para além do salário contempla outros benefícios, como um cartão de compras, uma dotação anual de cimento gratuito e prémios de performance, para além boas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Oferecemos também um sistema de transporte gratuito de e para o trabalho, um refeitório que prima pela excelente qualidade dos alimentos, contemplando duas refeições diárias, um cabaz de natal, festas de natal, prendas paras os filhos dos trabalhadores, sistema de empréstimos sociais para casos de emergência e pacotes de bens alimentares em ocasiões excepcionais.

A par com estas condições, temos um excelente seguro de saúde, um posto médico nas duas unidades fabris, um Departamento de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, que asseguram a defesa das condições de segurança e saúde dos nossos colaboradores nos seus locais de trabalho.

Apostamos e vamos continuar a apostar na formação e capacitação dos nossos colaboradores, como por exemplo na formação recente de jovens engenheiros para a nova unidade produtiva, que durou mais de dois anos e milhares de horas de formação, em Angola e no exterior, que permitiu uma enorme capacitação e desenvolvimento profissional destas equipas e novas oportunidades profissionais.

No envolvimento com a comunidade, temos apoiado ao longo dos anos uma múltiplos projectos e iniciativas, destacando-se recentemente (2019/2020) os seguintes exemplos:

. A reabilitação  Escola oficial  4017,  sita no município Ngola Kiluange,  com perto de  1000 estudantes, do pré-primário ao 6º ano, que passaram pela reparação de infra estruturas e sistemas de recolha de águas residuais, novas canalizações de rede de água potável, renovação completa dos sanitários, reparação de todo o sistema eléctrico, pavimentação dos pátios,  criação de espaço de recreio,  doação de equipamentos de ar condicionado, arborização, oferta de bancos de jardim, pintura de todo o edifício e salas, requalificação das salas de aula e todos os sistemas eléctricos e de iluminação, substituição de dos telhados por telha de isolamento térmico, oferta de alguns computadores, renovação de mesas e secretárias e doação de mobiliário escritório, operação realizada com o apoio de outros parceiros que conseguimos mobilizar.

. Realizámos a requalificação das vias de acesso contíguas à fábrica do Cacuaco, no bairro Ngola Kiluange, que por causa das chuvas havia entrada de água nas habitações, envolvendo um projecto de mais de 30 dias, com equipamento pesado e reparação e reforço da via envolvendo a Implementação de sistema de escoamento das águas, terraplanagens e reabilitações das vias principais.

. Para além destes trabalhos no bairro vizinho, ainda desenvolvemos parceria com o Município para a implementação de sistemas de recolha de lixo nas comunidades de Ngola Kiluange contíguas à fábrica, resolvendo um problema que se arrastava há mais de dez anos, com o depósito de lixo a céu aberto pelas populações.

. Fizemos uma obra de protecção e reforço de arribas e estabilização de terrenos, na zona do farol de lagostas, em risco iminente de cair por causa das chuvas, podendo arrastar os postos de transformação eléctrica da zona, fundamentais para passagem de energia à comunidade e ainda trabalhos de estabilização de solos instáveis por erosão pluvial, município no bairro Ndala Mulemba.

. Realizámos vários apoios  à Escola Esperança do Saber, escola de solidariedade social, com mais de 800 crianças carenciadas, localizada no interior da zona de Sequele, de cadeiras e mesas, bolas para as crianças, cimento por várias ocasiões, telhas de chapa, depósitos de água, para melhoria das condições de apoio às suas crianças, na pavimentação das salas de aula, requalificação de sanitários, e para poderem ter reservas de água, pois na zona não existe água canalizada.

. Igualmente no apoio a instituições escolares, foram feitas dações à Instituição de Solidariedade Social Lar da Nazaré, que também acolhe dezenas de crianças e jovens, de mobiliário, de roupas, mobiliário, brinquedos, livros e ainda cimento para ajudar nas obras e actividades da instituição bem como o apoio o regular do médico da empresa no acompanhamento das crianças.

Nas actividades mais alargadas de responsabilidade social, fora do âmbito local, temos alguns exemplos recentes, como:

Apoio às vítimas das cheias no Lobito, que desalojaram muitas famílias, com algumas toneladas de alimentos, colchões, roupa, brinquedos e livros para crianças, acção de solidariedade com a participação dos colaboradores da empresa e com a organização da ZAP TV.

Participação no Projecto “Passos Seguros”, que atribui próteses esqueléticas a crianças amputados, com doação de 1000 sacos de cimento para recuperação de instalações.

. Doação de 6.000 toneladas de cimento a parceiro comercial da região, para apoio em várias obras sociais no Namibe.

. Doação de 800 Toneladas de cimento ao Governo Provincial do Kuanza Norte por causa das chuvas.

. Doações diversas, de menor visibilidade como o patrocínio de eventos da Câmara do comércio luso Angolana, para reforço das ligações entre os empresários dos dois países, patrocínio à SPEATL – Sociedade de Projectos da Educação, para apoio dos seus estudantes, em viagens de estudo, o apoio a forças policiais através da reabilitação de viaturas inoperacionais, doações de alimentos, roupas e cimento a várias entidades.

Concluindo, a Cimangola, dentro do seu do core business, procura com sentido de cidadania cumprir uma participação activa na sociedade onde se insere, actuando num espírito de solidariedade e responsabilidade para com os seus trabalhadores, parceiros e entidades de solidariedade social, para ajudar a construir um Futuro Firme para todos.