Ambiente

 

A Cimangola e a Sustentabilidade Ambiental

A Cimangola assenta a sua visão num futuro sustentável, quer económica quer ambientalmente, procurando na sua actividade operativa, minimizar a pegada ambiental, nomeadamente pelo uso de fornos modernos ou reabilitados e de baixas emissões, pela procura de soluções inovadoras e por uma maior capacitação dos seus recursos humanos para que todos na organização tenham uma visão e cultura de sustentabilidade. A Empresa está comprometida com a sua política ambiental, procurando mitigar os impactos adversos ao ambiente normalmente associados às indústrias cimenteiras.

Entre as boas práticas destacam-se por exemplo:

Aposta na conservação da Biodiversidade

Temos planos em implementação, para a recuperação e renovação paisagística e reabilitação das áreas já exploradas, que possam garantir a manutenção do equilíbrio em ecossistemas autóctones.

Mantemos nas duas unidades fabris um ecossistema com várias comunidades de plantas e animais, em equilíbrio.

Estamos a criar viveiros que permita a cultura de espécies nativas e exóticas para suporte a recuperação de áreas baldias e na reflorestação.

Realizamos regularmente de campanhas de arborização, que permitem a manutenção do microclima e biodiversidade local, como garantem a melhoria da qualidade do ar.

Qualidade da água

Monitorizamos regularmente a qualidade da água para consumo humano, industrial e das águas residuais.

Procuramos com esta vigilância e reporte regular, assegurar que água da rede fornecida à empresa, mantém as condições adequadas para o uso humano, bem como a água que é adicionalmente filtrada usada nas áreas de refeitório, etc.

Monitorizamos ainda as características da água industrial para se reduzir a probabilidade de danos nos equipamentos caos seja desadequada.

Controlamos a qualidade da água residual, permitindo que seja possível o  seu reaproveitamento da mesma no processo de humidificação do solo para evirar emissão do poeiras.

Educação ambiental

Realizamos regularmente formações e campanhas de sensibilização internas sobre ambiente e também com regularidades, campanhas de sensibilização com os membros das comunidades vizinhas (escolas, moradores e clientes).

Gestão dos resíduos produzidos

Estamos a criar múltiplos Ecopontos, permitindo a segregação de resíduos por tipologia a partir da fonte geradora, bem como a monitorização das quantidades geradas.

Temos parcerias com entidades credenciadas para a recolha, transporte e deposição final/valorização dos RSU (resíduos sólidos urbanos), industriais e hospitalares

Temos uma central de armazenamento temporário de resíduos para a utilização no projecto de co-processamento de resíduos e vamos contruir uma estrutura geral para recolha e segregação dos resíduos industriais.

Controlo de recursos (Água, energia e combustível):

Fazemos o controlo estatístico do consumo dos recursos, com a finalidade de estabelecimento de objectivos de redução de consumo e implementação de medidas que tornem mais eficiente a utilização dos mesmos.

No âmbito da gestão eficaz dos recursos e aumento da eficiência térmica e eléctrica da unidade do Sequele, a Cimangola está a apostar no co-processamento de resíduos com a utilização dos principais resíduos gerados nas duas unidades fabris (papel, plástico, combustível usado, borracha e pneus) bem como outros materiais com valor energético elevado.

Controlo dos níveis de emissões para a atmosfera

Realizamos uma monitorização constante dos níveis de dióxido de carbono, dióxido de enxofre, níveis de oxidação e demais partículas emitidas pelo equipamentos do processo fabril (como o pré-calcinador, forno e moinhos), para assegurar que estes não excedam os valores limites admissíveis pela UE, bem como os objectivos definidos pelos próprios equipamentos.

Acompanhamos o plano de manutenção dos filtros de despoeiramento ao longo da cadeia de processo, para a garantir a eficiência do processo de filtragem de partículas e redução do índice de emissão das mesmas. Fazemos a humidificação do solo em zonas terraplanadas com maior circulação para reduzir a emissão de partículas para a atmosfera

Temos feito vários investimentos como a colocação de filtros de mangas ao longo das cintas de transporte para redução de emissão de partículas

Vamos continuar a apostar na protecção ambiental, com estas e outras medidas para que a Cimangola possa ser uma referência no sector cimenteiro em Angola, pelas suas boas práticas ambientais e actividade orientada para a sustentabilidade.